sexta-feira

MITOS DO CANTO - PARTE 1

MITO Nº 01 - Eu não canto. Não tenho voz!


Primeira coisa que temos que entender é que todo mundo canta. A música está presente em TODAS as culturas, nações, tribos, povos, raças, etc. A própria variação da voz do ser humano já é uma canção; tem ritmo, variação de tons, timbres... é uma verdadeira música solo. Podemos confirmar isso quando estamos aprendendo uma língua estrangeira. Quando a pessoa não entoa as palavras da maneira correta dizemos que tal pessoa fala sem sotaque. Numa linguagem bem no ritmo brasileiro estamos dizendo que está faltando o batuque correto das palavras. Então é errado dizer que não cantamos.

Todos nós cantamos de uma forma ou de outra. Quando crianças aprendemos a cantar “parabéns pra você” e diversas cantigas de roda. Não importamos com as opiniões dos outros, simplesmente, nos envolvemos nas brincadeiras com outros colegas e o resultado é só diversão. Mas à medida que vamos alcançando maturidade, deixamos de cantar. Por causa de alguma crítica ou comentário maldoso bloqueamos dentro de nós aquilo que antes nos fazia bem e vivemos contidos no desejo de poder cantar novamente. O resultado é o mito de que não cantamos e não temos voz. 

Muita gente me pergunta se tem chance de cantar. Respondo sem pestanejar que sim. Digo isso porque ela já mostra para mim o requisito básico do canto: ter voz; ser capaz de falar, de pronunciar palavras. Somente alguém que é totalmente mudo ou que perdeu a capacidade de falar é que pode realmente sentir a dor de não poder cantar. Agora se você fala, emite sons pela boca, não se engane; você pode e deve cantar. Ou melhor, você canta. É importante ter isso em mente porque caso contrário você sempre terá um bloqueio na hora de cantar. 

“Ótimo, vou gravar um CD e ficar famoso... eu posso cantar!!!”

Não é bem assim. Não vamos chegar ao extremo. Talvez você já percebeu que o teu problema não é cantar, e, sim, cantar afinado. Uma voz desafinada não é nada agradável de se ouvir. Há pessoas que são tão criativas que fazem da desafinação uma canção lúdica e acabam agradando multidões e chegam até mesmo a ficar famosos. Provavelmente esse não seja o teu caso e o teu objetivo seja cantar afinado. Não fique triste, cantar afinado não é impossível. Exige treino e perseverança e toda pessoa que canta pode cantar afinado. Me acompanhe pelo blog www.escolacantar.blogspot.com e tentarei te ajudar no que for preciso.



MITO Nº 02 - Quem canta não pode comer de tudo.

Fico impressionado com alguns conselhos sobre alimentação do cantor. Alguns chegam a dizer que o cantor não pode, jamais, comer abacaxi porque é ácido e pode prejudicar gravemente as pregas vocais. Outros dizem que pipoca pode estragar a voz. Tais observações, faz o cantor parecer alguém de outro mundo, alguém anormal ou alguém infeliz por estar privado de comer o que gosta.

Vou dar um exemplo: pipocas. Pelo fato de treinar muito a voz qualquer elemento que pregue na garganta me incomoda muito e por isso evito pipocas. Entretanto, conheço muitos cantores que amam pipocas e vive em paz com elas. Não é o meu caso. Sempre que como pipoca me engasgo com as casquinhas da semente e isso resulta em uma crise de tosse. É horrível a cena. Na última vez que as comi, saiu voando da minha boca pipoca pra todo lado.

A questão, portanto, não é o que eu como e, sim, como eu me alimento e qual é o resultado final dessa alimentação. Vou explicar melhor. Tenho um amigo que quando come chocolate vai correndo para o banheiro. O chocolate produz nele dor de barriga, por isso ele evita o bendito do chocolate. Com certeza se fosse cantor ele criaria a teoria que chocolate faz mal para quem canta.

Comigo é diferente, amo chocolate e ele não me dá dor de barriga. Sou um chocólatra assumido. Entretanto também tenho um probleminha com chocolate ou qualquer outra coisa derivada do leite (orgute, queijos, requeijão, etc). Quando me alimento com essas delícias uma grande quantidade de pigarro se forma na minha garganta (vou usar essa linguagem porque é mais fácil de entender). Isso incomoda e me faz pigarrear. Esse pigarrear é que prejudica a voz. É uma forma de tosse forçada para sair aquele elemento que incomoda e cada tosse é como um murro nas pregas vocais.

O que faço? Crio uma lei de proibição aos laticínios para cantores? Claro que não. Existem exercícios para remoção de pigarros. Como eu disse amo chocolate e quando estou na frente deles acabo exagerando um pouco, mas isso não me desqualifica como cantor, pelo contrário, faço alguns desses exercícios para remoção de pigarros e canto até mais alegre.

Vou dar outro exemplo: comidas picantes ou frutas muito ácidas. Alguém certa vez disse que isso é ruim para voz. Comer alimentos muito temperados ou frutas muito ácidas não é o problema. O problema é o exagero, principalmente para quem tem refluxo. Quanto mais ácida a comida, mais ácido será o suco gástrico. Para quem tem refluxo quando esse suco sobe às partes mais altas da laringe isso irá irritar muito essa região. Para o cantor isso é desconfortante.

Poderíamos citar diversos exemplos, mas deixo uma simples regra: cuide de você. Você é um instrumento musical e como instrumento não basta apenas cuidar da voz. Para que o som saia perfeito o instrumento deve estar completamente em bom estado. Se estou acima do peso e isso me incomoda, com certeza não vou cantar bem. Se estou com o estômago cheio de comida, minha respiração ficará alterada e isso afetará a voz na hora de cantar. Se estou triste minha voz não terá brilho. Se estou doente minha voz ficará fraca. Portanto, a questão não é se a comida prejudica a voz, mas se o que estou comendo ou como estou comendo está prejudicando a mim.  


MITO Nº 03 - Não pode beber água durante o canto

Moro em uma cidade muito bonita, porém o clima durante o inverno é muito seco. Não manter a garganta (ou laringe para os mais estudiosos) bem hidrata pode resultar em uma voz rouca e cansada. Para quem tem refluxo ou tendência a ter pigarros é um sofrimento essa época do ano, porque o muco parece se tornar bem mais espesso. Então o que faço? Sempre estou bebendo água. Agora, quem segue a regra de que não pode beber água durante o canto sofrerá bastante e irá de fato prejudicar a voz porque nesses momentos é que a boca resseca pra valer.

Essa regra não faz muito sentido. A justificativa de muitos é que a água pode desaquecer as pregas vocais e até mesmo gerar um choque térmico na região da laringe. Isso não é verdade se durante o canto bebo água natural em pequenos goles. Entretanto, se durante o canto eu viro goela à baixo um bom copo de água gelada esse mito se torna realidade.

A água não passa pelas pregas vocais, ela passa pelo esôfago. Se bebo água natural, em pouca quantidade (um gole), quando ela desce pelo esôfago já está na temperatura do corpo; não vai resfriar a laringe. Agora, se bebo água gelada com certeza vou sofrer uma vaso-constrição na região da laringe, ou seja, os vasos sanguíneos vão se contrair chegando até mesmo se romper. 

Lembre-se que durante o canto você não toma água para matar a sede, e, sim, toma água para evitar que a boca resseque. Boca seca é sinal de falta de lubrificação da laringe. Por isso, se onde você mora o clima é muito seco, beba água. Evite cantar com a garganta seca.

Aguarde que tem mais!!!
Um abração a todos.

3 comentários:

  1. Bacana esta matéria...já fui bombardeadas por esses mitos.Obrigada Fabrício!!

    ResponderExcluir
  2. Fabrício, por acaso, você tem algum material referente a Tessitura vocal?
    Se sim...poste please!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Não mandei vc ter tantos talentos, inclusive escrever, agora "se vira" e coloque em palavras o que vc sabe para abençoar-nos rsrs vamos vamos vamos kkkkkkkkk

    ResponderExcluir