domingo

SAÚDE VOCAL



              Os profissionais da voz, por ignorarem, muitas vezes, a preciosidade e a fragilidade de seu aparelho fonador, desrespeitam os limites funcionais do mesmo. Ou, ainda, tratam sua voz como uma propriedade isolada, desconhecendo ou não reconhecendo a importância de uma interação e integração entre corpo, mente, voz e meio exterior.
Para a conservação de uma voz pura e clara é de fundamental importância a saúde do aparelho fonador e saúde psicofísica. Sabemos que os grandes atores, cantores e oradores dos nossos dias adotam hábitos rigorosos de higiene vocal para poderem desempenhar com saúde seus dons artísticos.
As normas de higiene vocal são simples de serem seguidas devendo, portanto, ser respeitadas, para que se evite o estabelecimento de problemas de voz.
Caso se observe voz alterada, persistente por mais de 15 dias, dor ao falar, sensação de esforço, aperto, ardor, queimação ou cansaço vocal, procure um fonoaudiólogo ou um médico otorrinolaringologista. Problemas de voz podem colocar sua profissão e, até mesmo, sua vida em risco, mas são facilmente tratados quando correta e precocemente identificados.
Um câncer de laringe pode começar com uma rouquidão semelhante a de um resfriado. Se o sintoma de rouquidão fosse levado a sério, teríamos condição de realizar um diagnóstico precoce e de oferecer um tratamento menos agressivo, como a retirada total da laringe. Portanto, qualquer rouquidão persistente por mais de duas semanas deve ser avaliada adequadamente.
A seguir vamos sugerir algumas dicas que podem contribuir grandemente para a conservação da saúde vocal;

  •     Mesmo uma voz treinada está sujeita ao cansaço ou “stress vocal”. A voz tem seu período ótimo ou “tempo racional” de trabalho. Se neste período é bem utilizada não haverá sacrifícios para a mesma.
-    Utilizar bem a voz é conservar o volume moderado durante a fonação diária; evitar falar em lugares ruidosos (automóveis, avião, festas e reuniões com aparelhos de som em funcionamento).
-   Evitar formas de agressões às pregas vocais como tosse, rouquidão, espirros violentos e gargalhadas muito exageradas.
-     Evitar falar demasiadamente ao telefone.
-  Evitar cantar ou falar muito, quando rouco ou com presença de catarros, resfriados, pois pode gerar fadiga vocal que traz conseqüências desastrosas às pregas vocais. Lembre-se em caso de uma fadiga vocal maior, o repouso vocal deve ser sempre mais prolongado.
-   Deve-se evitar, também, o pigarrear. Pigarro persistente e muco viscoso são sinais de hidratação insuficiente, para a qual nada melhor do que fazer uma reposição natural, ou seja, tomar muita água.


  •      O repouso vocal pode ser escasso, mas é essencial que exista.
-   O repouso vocal absoluto é indicado nos casos pós-operatórios ou em quadros agudos onde os problemas vocais colocam em grande risco a carreira profissional.
-    Geralmente o repouso vocal recomendado após uma cirurgia de laringe é de 3 a 5 dias.
-    O repouso modificado ou relativo é indicado na redução da demanda vocal e no controle dos abusos vocais; visando o controle do uso não profissional da voz, orientando-se evitar o uso prolongado do telefone, a conversação sob competição sonora, falar em forte intensidade e, principalmente, utilizar a impostação vocal profissional no cotidiano.
-    É bom lembrar que repouso vocal não é tratamento de voz. Embora o repouso seja indicado como auxiliar em algumas situações pós-abuso, e seja realmente muito efetivo, o tratamento das desordens vocais inclui todo um processo de mudança de comportamento vocal e de aprendizado das técnicas corretas de emissão.


  •   O sono do profissional da voz deve ser o “sono dos justos”, tranqüilo, sem interrupções.
-    Deve-se cultivar o hábito de dormir regularmente oito horas, no mínimo.
-   Exercícios de relaxamento ao deitar podem ajudar a dissipar as tensões e trazer o sono tranqüilo de volta.
-   A voz depois de uma noite agitada apresenta-se, geralmente, velada, cansada e pesada.


  •      O álcool e o fumo são venenos para a voz.
-   O álcool pode ser excitante por algum tempo e ajudar o orador a enfrentar o público, mas tem efeitos nefastos na mucosa laríngea e outros órgãos do corpo, além de poder se transformar num vício perigoso.
-    O fumo, além de prejudicar a mucosa laríngea, compromete o funcionamento dos pulmões, diminuindo a elasticidade dos mesmos devido ao acúmulo das substâncias tóxicas do tabaco ocasionando uma baixa na resistência respiratória.


  •    Os hábitos alimentares também são muito importantes. A alimentação deve ser equilibrada quanto mais frescos e mais naturais forem os alimentos, melhor. Uma refeição equilibrada consta de:
-  frutas não cítricas. É bom saber que maça e mamão são considerados anti-sépticos que ajudam na limpeza da cavidade bucal;
-   evite frutas cítricas, pois elas ressecam as pregas vocais;
-   coma verduras, legumes, carnes magras de preferência cozidas ou assadas;
-  os laticínios devem ser evitados nas refeições do dia de apresentações porque aumentam a produção de muco no trato vocal;
-   os líquidos ingeridos devem, de preferência, ser em temperatura natural. Evite as bebidas geladas e tome no mínimo 8 copos de água por dia (2 litros);
-  evite agredir suas pregas vocais com alimentos muito gelados ou muito quente. Se você não resistir a um delicioso sorvete, tome um copo d’água natural o mais rápido possível para que as pregas vocais voltem à sua temperatura normal.


Obs: Não tome água logo após falar muito ou cantar. Agüarde pelo menos 5 minutos para que a região da laringe possa desaquecer.


  •       O clima extremado é o grande inimigo do orador.
-    O calor forte provoca tal indisposição e cansaço que nos parece impossível usar a voz por muito tempo. Daí a importância de mantermos uma boa saúde geral para não sofrermos tanto.
-    O frio é o causador dos resfriados que tanto comprometem as vias aéreas, com produção de secreções abundantes, que atrapalham a emissão sonora. O que pode ajudar nesse caso é a dessensibilização ao frio com a prática de exercícios respiratórios todas as manhãs ao levantar, de frente a uma janela aberta, durante alguns minutos. A inspiração deve ser feita pelo nariz, profunda e calmamente, seguindo-se a expiração pela boca, também calmamente. Após este período de ginástica respiratória, um banho em temperatura o mais natural possível é muito aconselhável.
-    O banho frio é ótimo preventivo dos catarros ou secreções abundantes anormais, além do que o jato de água, que atinge as costas, ocasiona a liberação de hormônios das glândulas supra-renais que caem na corrente sangüínea e agem como anticorpos, isto é, protegem o organismo contra a ação de agentes estranhos e nocivos. Os resfriados tornam-se muito raros.


Obs: A dessensibilização através do banho deve ser iniciada nos meses mais quentes para que a pessoa se acostume aos poucos com o processo.


  •     A prática de esportes principalmente nos dias de hoje, de tanta correria, é item relevante para a saúde vocal.
-     A caminhada ao ar livre é o meio mais simples, natural e saudável de exercício.
-    Outro esporte muito completo é a natação, que desenvolve muito a musculatura torácica e abdominal ajudando na obtenção de uma maior expansão e sustentação da respiração, tão necessária no trabalho vocal.


  •     O ar condicionado é muito prejudicial à voz porque resseca a mucosa das vias aéreas gerando problemas de lubrificação laríngea, e desta forma, trazendo uma sensação de secura no nariz, boca e garganta; pigarro e tosse constantes, mudanças súbitas na qualidade vocal, redução da resistência e extensão vocais, com quebras eventuais de sonoridades.
-    Recomenda-se que se use recipientes com água para umedecer ambientes com ventilação artificial e a ingestão de muito líquido, não gelado.
-    É indicado o consumo de 2,5 a 3,0 litros de água/dia, aumentando para um copo de água a cada 40 min.
-   É necessários também, a redução do consumo de cafeína, leite e derivados, álcool, fumo e medicamentos que causam ressecamento à mucosa.


  •     O uso de roupas confortáveis, que não apertem a região do pescoço, do tórax e abdômen e que permitam uma boa respiração, é recomendável.
-    Evite roupas de nylon ou plástico que impedem a evaporação da transpiração.
-  Evite adornos apertados como cintos, colares, lenços que impeçam uma boa respiração ou uma emissão vocal.
-    Use sapatos folgados.


  •    Pessoas que apresentam alergias nas vias aéreas superiores ou inferiores costumam possuir maior tendência a apresentar alterações vocais. Bronquites, asma, rinite, sinusite, laringite e faringite podem provocar edemas nas mucosas do trato respiratório, incluindo as pregas vocais. O indivíduo pode ser alérgico a vários fatores: poeira, perfumes, inseticidas, flores, dedetizadores, produtos de beleza, pólen ou determinados tipos de alimentos. Em alguns casos fica difícil precisar exatamente qual o produto que desencadeia a crise alérgica, até porque existem, por exemplo, as rinites vasomotoras, que ocorrem em decorrência da variação brusca de temperatura no trato vocal. Alterações psíquicas podem desencadear uma crise alérgica, à medida que aumentam a sensibilidade do organismo causada por diminuição das defesas.
-    O alérgico precisa cuidar do ambiente onde dorme, evitando tapetes e carpetes, cortinas de pano, livros e bichos de pelúcia.
-     O pó do quarto deve ser removido diariamente com um pano úmido.
-    Os tratamentos alopáticos muitas vezes apresentam melhora imediata, mas não solucionam totalmente o problema.
-   Os tratamentos homeopáticos vêm mostrando melhores resultados no caso de alergias crônicas.


  •      O médico otorrinolaringologista é um médico especialista nas afecções do ouvido, nariz e garganta, cujo título de especialista é conferido pela Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia (SBORL), após concurso de título. Quando existe um sintoma ou uma queixa de voz, o médico realiza uma avaliação completa, que além do exame de rotina do ouvido, do nariz e da garganta, inclui a visualização da laringe e a análise da movimentação das pregas vocais. Hoje, com o avanço tecnológico e com o uso das fibras ópticas na rotina clínica, há dois métodos básicos de se realizar esse exame: a nasolaringoscopia e a telelaringoscopia.

Obs: Um dos melhores lugares para aquecer sua voz é no banheiro! A umidade ajuda a lubrificar a voz.


DESCUBRA O SEU PERFIL DE COMPORTAMENTO VOCAL = link1   link2

Nenhum comentário:

Postar um comentário